Nunca antes tanta cocaína esteve disponível no mundo — e nunca tantas pessoas consumiram a droga.
++ Deputados dos EUA pedem que Google e Apple se preparem para remover o TikTok de suas lojas
Dados do Relatório Mundial sobre Drogas da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2024 mostram que o mercado ilegal de cocaína atingiu seu recorde nos últimos anos.
Assim, a alta é motivada por um aumento na oferta diante da alta produtividade na América Latina, mas também de um crescimento na procura pela droga em todo o planeta.
Apesar do número de apreensões ter crescido exponencialmente nos últimos anos — em uma taxa inclusive superior à da expansão do mercado —, o saldo final ainda é de um aumento considerável na disponibilidade de cocaína.
Com isso, especialistas dizem ainda ser uma grande fonte de preocupação um processo atípico observado especialmente na Europa, que é hoje o segundo maior mercado consumidor da droga.
++ Casal casado se divorciou 12 vezes em 43 anos e são investigados por fraude
Enquanto o preço da cocaína segue estável há meses em muitos países, a droga vendida ilegalmente está cada vez mais pura.
Embora especialistas admitam que os dados sobre a composição das drogas comercializadas no mundo são mais confiáveis nos países europeus, eles afirmam também que a tendência no crescimento na pureza da cocaína já é uma realidade no mundo.
“A cocaína lançada hoje no mercado é mais pura do que nunca — e ainda é vendida a preços comparativamente mais baixos”, afirma Bernd Werse, diretor do Centro de Pesquisa de Drogas (CDR) da Universidade de Frankfurt.
O cenário de crescimento global da droga, por sua vez, impacta diretamente no aumento do consumo nos países de trânsito do tráfico, entre eles o Brasil.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.
The post Mundo nunca teve tanta cocaína disponível appeared first on Jetss.