Um conflito sangrento eclodiu no sul do Líbano neste domingo (26), quando pelo menos 15 pessoas foram mortas e outras 83 ficaram feridas após confrontos com as forças israelenses.
++Hamas liberta 4 reféns israelenses como parte do acordo de cessar-fogo em Gaza
O Ministério da Saúde libanês divulgou esses números, enquanto moradores de vilarejos próximos à fronteira desafiaram ordens dos militares israelenses de não retornarem para suas casas.
++Cessar-fogo em Gaza: Israel e Hamas chegam a um acordo após meses de negociações
As mortes ocorreram no mesmo dia em que expirou o prazo para Israel retirar suas forças da região, como parte de um acordo de cessar-fogo que encerrou meses de conflito com o Hezbollah.
No entanto, o governo de Israel informou que os militares não retirariam todas as suas forças do sul do Líbano até o prazo final, culpando o Líbano por não cumprir sua parte do acordo.
Moradores de vilarejos no sul do Líbano, incluindo Kfar Kila, desafiaram a ordem dos militares israelenses de não retornarem para suas casas.
Um vídeo verificado pela CNN mostrou moradores a pé tentando retornar para suas vilas, alguns carregando bandeiras do Hezbollah e outros segurando imagens de combatentes militantes mortos na guerra.
O Exército israelense emitiu uma nova ordem neste domingo para que moradores de dezenas de vilarejos no sul do Líbano não retornassem para suas casas. A ordem incluiu um mapa do sul do Líbano com uma área ao longo da fronteira com Israel sombreada em vermelho e uma lista de mais de 60 vilas às quais os moradores estavam proibidos de acessar.
As Nações Unidas pediram que ambos os lados se comprometessem urgentemente com o acordo, enquanto sua força de manutenção da paz disse que estava sendo enviada para áreas no sul do Líbano a pedido do Exército libanês.
O presidente do Líbano, Joseph Aoun, afirmou que estava “monitorando essa questão nos mais altos níveis” e prometeu aos moradores do sul que “garantiria seus direitos e dignidade”.
O conflito entre Israel e o Hezbollah já deixou dezenas de mortos no território libanês. Além disso, a guerra continua na Faixa de Gaza, onde militares israelenses combatem o Hamas e procuram por reféns que foram sequestrados há mais de um ano.
O conflito também envolve o Irã, com Israel e Irã trocando ataques nos últimos meses. O Exército de Israel tem feito bombardeios em alvos de milícias aliadas ao Irã na Síria, no Iêmen e no Iraque.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS
The post Mesmo após cessar-fogo em Gaza, forças israelenses matam 15 pessoas no Líbano e conflito continua appeared first on Jetss.